domingo, 9 de outubro de 2011

AS DUAS MULHERES E O CÉU - CONTO AFRICANOu


Mulher Negra
No começo dos tempos, a distância entre o céu e a terra era bem pequena : não passava da altura de uma girafa.
Certo dia , numa aldeia africana, duas mulheres estavam com os seus pilões amassando grãos de trigo. As duas não paravam de falar. Era fofoca atrás da outra. Uma delas, empolgou-se muito com o falatório, levantando o pilão tão alto que fez um furo no céu.
- Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! - gritou o céu.
Tão animada com a conversa estavam as duas mulheres, que não ouviram o grito.
Acontece que não parou por ai. O espaço celeste começou a ganhar furos e mais furos porque as duas mulheres, tão empolgadas com conversa , não perceberam que os seus pilões rasgavam o céu, que continuava a gritar.
Lá em cima , o tapete azulado chorou, berrou e nada adiantou e nada adiantou. Finamente, tomou uma decisão:
- Assim não dá mais , vou me afastar da terra o máximo que puder.
Subiu , subiu o mais alto que pôde. Quando chegou lá no topo do mundo, sossegou:
- Aqui esta tão bom. Ninguém mais vai conseguir me furar. 
Todos os furos que as duas mulheres fizeram nunca mais fecharam. Os africanos dizem que esses furos podem ser vistos durante a noite : são as estrelas do céu.


Irene no Céu
(Autoria: Manuel Bandeira)
Irene preta
Irene boa
Irene sempre de bom humor.Imagino Irene entrando no céu:
- Licença, meu branco!
E São Pedro bonachão:
- Entra, Irene. Você não precisa pedir licença                                                                    2
Irene(Autoria: Caetano Veloso)
Eu quero ir, minha gente, eu não sou daqui
Eu não tenho nada, quero ver Irene rir
Quero ver Irene dar sua risada
Quero ver Irene dar sua risada
Irene ri, Irene ri, Irene
Irene ri, Irene ri, Irene
Quero ver Irene dar sua risada

2 comentários: