sábado, 20 de agosto de 2011

UMA HISTÓRIA SOBRE RESPEITO E AMIZADE: A ÁRVORE GENEROSA


Do original de Shel Silvertein, Adaptado por Fernando Sabino
Era uma vez uma Árvore que amava um Menino. 
E todos os dias, o Menino vinha e juntava suas folhas.
E com elas fazia coroas de rei.
E com a Árvore, brincava de rei da floresta.
Subia em seu grosso tronco, balançava-se em seus galhos!
Comia seus frutos.
E quando ficava cansado, o Menino repousava à sua sombra fresquinha.
O Menino amava a Árvore profundamente.
E a Árvore era feliz!
Mas o tempo passou e o Menino cresceu!
Um dia, o Menino veio e a Árvore disse:
"Menino, venha subir no meu tronco, balançar-se nos meus
galhos, repousar à minha sombra e ser feliz!"
"Estou grande demais para brincar", o Menino
respondeu. "Quero comprar muitas coisas. Você tem algum dinheiro que possa me oferecer?"
"Sinto muito", disse a Árvore, "eu não tenho dinheiro.
Mas leve os frutos, Menino. Vá vendê-los na cidade,
então terá o dinheiro e você será feliz!"
E assim o Menino subiu pelo tronco, colheu os frutos e
levou-os embora.
E a Árvore ficou feliz!
Mas o Menino sumiu por muito tempo...
E a Árvore ficou tristonha outra vez.
Um dia, o Menino veio e a Árvore estremeceu tamanha a
sua alegria, e disse: "Venha, Menino, venha subir no meu
tronco, balançar-se nos meus galhos e ser feliz".
"Estou muito ocupado pra subir em Árvores", disse o menino.
"Eu quero uma esposa, eu quero ter filhos, pra isso é preciso que eu tenha uma casa. Você tem uma casa pra me oferecer?"
"Eu não tenho casa", a Árvore disse. "Mas corte meus
galhos, faça a sua casa e seja feliz."
O Menino depressa cortou os galhos da Árvore e levou-os
embora pra fazer uma casa. 
E a Árvore ficou feliz!
O Menino ficou longe por um longo, longo tempo, e no
dia que voltou, a Árvore ficou alegre, de uma alegria tamanha que mal podia falar.
"Venha, venha, meu Menino", sussurrou, "Venha brincar!"
"Estou velho para brincar", disse o Menino, "e estou também muito triste." "Eu quero um barco ligeiro que me leve pra bem longe.
Você tem algum barquinho que possa me oferecer?"
"Corte meu tronco e faça seu barco", a Árvore disse.
"Viaje pra longe e seja feliz!"
O Menino cortou o tronco, fez um barco e viajou. 
E a Árvore ficou feliz, mas não muito!
Muito tempo depois, o Menino voltou. 
"Desculpe, Menino", a Árvore disse, "não tenho mais nada pra te oferecer. Os frutos já se foram."
"Meus dentes são fracos demais pra frutos", falou o Menino.
"Já se foram os galhos para você balançar", a Árvore disse.
"Já não tenho idade pra me balançar", falou o menino.
"Não tenho mais tronco pra você subir", a Árvore disse.
"Estou muito cansado e já não sei subir", falou o Menino.
"Eu bem que gostaria de ter qualquer coisa pra lhe
oferecer", suspirou a Árvore. "Mas nada me resta e eu sou apenas um toco sem graça. Desculpe..."
Já não quero muita coisa", disse o Menino, "só um lugar sossegado onde possa me sentar, pois estou muito cansado."
"Pois bem", respondeu a Árvore, enchendo-se de alegria."
"Eu sou apenas um toco, mas um toco é muito útil pra sentar e descansar."
"Venha, Menino, depressa, sente-se em mim e descanse."
Foi o que o Menino fez. E a Árvore ficou feliz!


Postado por Maria Maranhão: Brincante, Cantante, Contadora, Arte-Educadora.

9 comentários:

  1. que triste foi esta historia mas com uma lição enorme, as vezes fazemos isto com alguém que nos ama, JESUS e quando acordamos muitas vezes ja é tarde mas o SENHOR esta sempre de braços aberto para nos receber como a arvore da historia que voçê possa sempre procurar verdadeiramente o SENHOR e nunca se afastar, ir para distante pois pode ser um caminho sem volta na historia a arvore estava sempre a espera e DEUS também mas a arvore é uma planta criada por Deus e voçê é uma obra divina criada por ELE pensse nisto e nunca se destancie DELE para bens a voçê que escreveu esta linda história.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito no texto irei usar numa proposta de intervenção em uma escola, adaptando o final para o momento em que o homem precisa da natureza e não pode mais utilizar-se dela.... para trazer ua reflexão as crianças ao dematamento e ao respeito a natureza

    ResponderExcluir
  3. REALMENTE É FANTÁSTICA A CAPACIDADE DE DOAÇÃO DA ÁRVORE, O DESPRENDIMENTO DE SI MESMO EM PROL DO OUTRO.

    ResponderExcluir
  4. muito bom inscrevamse no canal mangatudo rsrsr

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Nnnnaaaaaaaooooo🤬🤬🤬🤬🤬🤯🤯🤯🤯🤯

      Excluir
  6. Não tem moral da historia🤯🤯🤯🤬🤬🤬😡😡😡😡

    ResponderExcluir
  7. Eu não entendi o texto porque não tem moral da historia 😡😡🤯🤯🤬🤬🤙🤙

    ResponderExcluir
  8. A moral do texto é tão óbvia, cada um poderá com um pouco de sensibilidade e empatia perceber. Muitas vezes as histórias não trazem de modo explícito, no entanto, nesta narrativa o autor deixa claro como é o ser humano que apenas usufrui dos bens que são ofertados pela natureza.

    As fábulas normalmente trazem uma moral explícita. Este texto, porém, não é uma fábula.

    ResponderExcluir